domingo, maio 01, 2016

Comentários Eleison: Declaração de Bispos – II

Comentários Eleison - por Dom Williamson
CDLIX (459) - (30 de abril de 2016)

A Declaração dos Bispos – II


Uma verdadeira desorientação infernal
Clamou por outra consagração episcopal

Eis a segunda e última parte da Declaração dos bispos sobre a consagração do bispo Dom Tomás de Aquino, no dia 19 de março, no Brasil, seis semanas atrás:

Todavia, o mais grave de todo o século XXI é talvez essa massa de Católicos, clérigos e leigos, que ainda segue mansamente aos destruidores. Com efeito, como é que muitos dos destruidores não veem o que fazem? Em razão uma “desorientação diabólica” evocada já antes do Concílio pela Irmã Lúcia de Fátima. E como muitos dos leigos ainda não veem que a autoridade católica não existe senão que para estabelecer a Verdade católica, e que desde que ela a traiu perdeu seu direito a ser obedecida? Pela mesma desorientação. E em que esta consiste exatamente? Na perda da Verdade, na perda progressiva de todo sentido da existência mesma da Verdade objetiva, porque quiseram se libertar da realidade de Deus e de suas criaturas, para substituí-la pela fantasia dos homens, com o fim de poder fazer o que lhes dê vontade. Sempre a falsa liberdade. 

Mas Deus não abandona sua Igreja, e por isso, nos anos de 1970, suscitou a Dom Lefebvre para vir em sua ajuda. Este soube reconhecer que os Papas e seus confrades no concílio abandonaram a Tradição da Igreja em nome da modernidade, e, fazendo isso, terminariam por destruir a Igreja. E então, soube constituir no interior da Igreja, como que por um milagre, uma sólida resistência diante da obra de destruição sob a forma de uma Fraternidade Sacerdotal dedicada a São Pio X, Papa perfeitamente perspicaz com respeito à corrupção dos tempos modernos. Não obstante, as autoridades romanas não suportaram que se lhes negasse sua suposta “renovação” conciliar, e eles fizeram tudo para que esta resistência desaparecesse; mas Dom Lefebvre os enfrentou.   

Para assegurar a sobrevivência de sua obra, de uma importância única para a defesa da Tradição católica, em 1988 Dom Lefebvre procedeu a consagrar quatro bispos contra a vontade explícita das autoridades romanas extraviadas, mas implicitamente de acordo com a vontade dos Papas de toda a história da Igreja, salvo dos últimos quatro, todos ganhados pelo concílio. Esta decisão heroica de Dom Lefebvre foi logo justificada amplamente pela decadência ininterrupta das autoridades da Igreja, que não fizeram mais que conformá-la ao século apodrecido. Desses quatro bispos, o que falava espanhol devia instalar-se na América do Sul para ocupar-se dos fiéis que queriam conservar a Fé de sempre em todo este continente antes tão católico, mas onde não haviam bispos seguros para levá-los ao Céu. 

Desgraçadamente, a decadência não cessou desde então, senão que agora é a FSSPX que cai, por sua vez, vítima da putrefação universal. Durante seu Capítulo Geral de 2012, seus chefes, sob o seu superior Geral, a fizeram-se voltar ao Concílio. Em lugar de insistir sobre a primazia da doutrina católica de sempre, da Tradição, eles abriram a porta para um acordo com a Roma oficial, consagrada ao concílio.

E, portanto, desde 2012, a mesma desorientação abriu passo no interior da Fraternidade, e, ao menos no momento, já não podemos contar com seus bispos. É muito triste, mas é normal no estado atual da Igreja e do mundo. Portanto, de novo é necessário consagrar um bispo para assegurar a sobrevivência da Fé de sempre, sobretudo em todo um continente de almas que necessitam de um verdadeiro pastor para se salvar para a eternidade.

Que Deus esteja com ele! Roguemos à Santíssima Virgem para que Ela o guarde debaixo de seu manto, fiel até a morte.

Dom Jean-Michael Faure
Dom Richard Williamson


Kyrie eleison.