domingo, junho 30, 2019

Comentários Eleison: "Prometeo" - III: Neoigreja

Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DCXXIV (624)- (29 de junho de 2019)


“PROMETEO” – III: NEOIGREJA


O Concílio diz que todos os homens são bons e estão salvos,
Inclusive os que se comportam muito mal!

Depois de estudar na Parte II de La Religión del Hombre o Homem Novo que emerge do Concílio, na Parte III de seu livro sobre o Vaticano II, o Padre Calderón estuda a Neoigreja do Concílio, uma verdadeira Igreja nova. A única religião verdadeira do único Deus verdadeiro foi fundada por Jesus Cristo, o Deus Encarnado, para "ensinar a todas as nações" (Mt  XXVIII, 20), de modo a alcançar todas as almas e a salvar o maior número delas possível. Para adaptar uma Igreja tão ambiciosa ao homem moderno, para proteger o humanismo moderno, é necessário reduzi-la e redefini-la, modificá-la radicalmente, ao mesmo tempo disfarçando essa mudança. Portanto, 1 a Neoigreja não tem mais uma missão para toda a humanidade, e 2 já não interferirá na parte mundana da humanidade. 3 Mesmo na parte religiosa da humanidade já não será a única igreja, e 4 ela precisará ser redefinida para cumprir com seu novo papel.

1 A Tradição Católica ensina que o "Reino de Deus" e a "Igreja" são duas expressões referentes exatamente à mesma realidade. Ambas têm a mesma missão de alcance universal. Mas para adaptar essa Igreja a um mundo em que a cada dia ela é menos universal na realidade, o Vaticano II distinguirá entre o Reino de Deus que é universal na realidade, estando presente invisivelmente no coração de todos os homens, e a Igreja nova que é universal somente na intenção, porque está o tempo todo visivelmente construindo e estendendo o Reino na vida dos homens. A Neoigreja também é universal por ser o "sacramento" ou sinal eficaz da unidade de todos os homens (LG n. 1).

2 Aqui é onde a Neoigreja libera poderes mundanos de qualquer dominação da Igreja. A glorificação do homem fez com que o "Reino de Deus" já não fosse potencial para todos os homens pelo batismo, mas atual para todos os homens por natureza. Portanto, a natureza assumiu a relevância da religião, e, assim, a Neoigreja pode sinalizar a universalidade do Reino, mas não pode afirmá-la ou reivindicá-la. Portanto, a política está livre da religião, e a Igreja Nova só precisa purificá-la em seu próprio domínio. Aqui está a Neocristandade de Maritain, na qual Mamon pode assumir o controle do mundo, como vimos desde o Vaticano II. O Concílio foi realmente a conclusão lógica do longo declínio da verdadeira cristandade da Idade Média. Mas então, a Neocristandade é ímpia? Não, o Mundo Novo de Maritain, nem crente nem batizado, continua sendo libertado por Cristo e conduzido para a glória.

3 Essa redução liberal da Igreja é seguida pela redução ecumênica. Desde que o protestantismo rompeu a Igreja Católica, os fragmentos espalhados têm tentado se reunir. A verdadeira Igreja não quis e não quer participar de sua busca vã pela unidade perdida, a menos que eles se reincorporem à Igreja Católica, mas a glorificação do homem faz com que a Neoigreja glorifique os não católicos e queira chegar a eles. Assim, nos cristãos não católicos, glorificará os "traços" sem vida do catolicismo, ainda presentes, mas sem vida entre eles, como por exemplo, entre os ortodoxos, Ordens válidas mas sem jurisdição; entre os protestantes, Escrituras, mas sem interpretação autorizada; e os transformará em "elementos" vivos (Unitatis Redintegratio). E na humanidade não cristã encontrará "sementes da Palavra", isto é, qualquer verdade e bondade que sejam faíscas da Palavra que "ilumina a todos os homens que vêm ao mundo" (Jo I, 9) (Nostra Aetate), porque todos os seres racionais foram escolhidos por Deus para glorificá-lo, e todos os escolhidos são salvos.

Mas como pode o Concílio dignificar dessa maneira todos os não católicos sem degradar os católicos? Declarando que a "Igreja de Cristo" que tudo abarca "subsiste", isto é, existe de alguma forma especial, na Igreja Católica (LG n. 8). Mas "subsiste" é meramente um truque verbal – se dignifica os não católicos, como pode não degradar os católicos? Se não degrada os não católicos, como pode dignificar os católicos?

4 Finalmente, como se vai redefinir a Neoigreja para cumprir com seu novo papel? Como "Povo de Deus", necessariamente democrático, e então o sacerdócio das Ordens será dissolvido no "sacerdócio" do batismo (I Pd II, 5), e toda a Neoigreja se torna sacerdotal com uma missão em todo o mundo, e assim os bispos são promovidos a governar a Igreja ao lado do Papa (LG n. 22). Outra palavra vaga o suficiente para corresponder ao caráter vago das noções da Neoigreja é "Comunhão", cuja atividade principal é o "Diálogo" com todos os homens, de modo que ninguém nunca está errado, e todos podem ser gentis com os demais. Esqueçam a doutrina ou a verdade!

Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.